Programa Mais Genética no Sertão é implementado em parceria com o Iterma nos municípios maranhenses

Acessar fotos
17/06/2024

 Durante os dias 10 a 12 de junho, o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) desempenhou um papel fundamental em uma agenda que contou com a presença da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) e parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), visando implementar o programa Mais Genética no Sertão. Esta iniciativa visa melhorar a qualidade do rebanho de caprinos e ovinos, garantindo mais produtividade e renda para os produtores familiares e pequenos agricultores do estado.  

 

No início do ano, o governador Carlos Brandão e o presidente da Conafer, Carlos Lopes, firmaram um acordo de cooperação para a execução do programa por meio do Iterma. Os municípios de Barreirinhas, Tutóia e Paulino Neves foram escolhidos para dar início a ação devido à forte vocação produtiva da região para ovinos e caprinos, proporcionando mais oportunidades aos criadores dos assentamentos e fortalecendo o desenvolvimento rural Maranhão. O projeto prevê o melhoramento genético com inseminação artificial e assistência técnica aos pequenos criadores.  

 

O Mais Genética no Sertão representa um passo significativo na transformação da caprinocultura e ovinocultura no Brasil. Este programa é uma extensão do m +Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira, que tem proporcionado a melhoria das condições de vida e nas propriedades dos pecuaristas em 3,5 mil cidades de todo o país. Agora, o programa de bioreprodutividade se expande para abranger uma nova área de atuação, com foco nos caprinos e ovinos.

 

Anderson Ferreira, presidente do Iterma, ressaltou que o Programa Mais Genética no Sertão é uma instrumento fundamental para as famílias de assentados no Maranhão.  

 

“Essa iniciativa representa uma verdadeira revolução genética, fortalecendo a pecuária em uma região historicamente desafiadora. Ao oferecer aos pequenos produtores a oportunidade de melhorar a qualidade de seus rebanhos, o programa não só impulsiona o desenvolvimento econômico, mas também social das comunidades rurais envolvidas.Nosso trabalho em prol da regularização fundiária só tem a ganhar com mais essa importante parceria”, enfatizou o presidente.  

 

Representando o Iterma durante a ação, a assessora Rosany Aranha destacou que a equipe fez visitas às famílias rurais, associações e lideranças para a divulgação do programa, além de outras ações desempenhadas pelo Iterma, como o Programa de Assistência Técnica nas cadeias produtivas de hortifruti, mel, mandioca, piscicultura e avicultura, além do programa Mais Previdência Brasil.