ITERMA promove levantamento e cadastro em comunidades quilombolas, visando à regularização fundiária

Acessar fotos
19/05/2023

A equipe da Comissão de Territórios Tradicionais do ITERMA, entre os dias 08 e 17, realizou o cadastramento de famílias e o levantamento fundiário nas comunidades quilombolas de Ariquipá e Rio da Prata, localizadas nos municípios de Bequimão e Peri-Mirim, respectivamente.

As ações fazem parte do diagnóstico de identificação e reconhecimento do território quilombola, para dar andamento aos processos de regularização fundiária nas comunidades.

Na oportunidade, a equipe esteve também nas comunidades de Malhada dos Pretos, em Peri Mirim e comunidade Ramal do Quindíua, localizada em Bequimão, para identificar e promover adequações necessárias na localidade.

O cadastro consiste em uma entrevista individual com cada chefe de família da comunidade, onde é feito o levantamento do perfil da comunidade através de cada família, sobre o que produzem e sua descendência.

Além disso, a equipe esteve no município de São Vicente Ferrer reunida com a presidente e vice da comunidade quilombola Poleiro. A reunião teve como objetivo estabelecer parcerias, discutir questões relacionadas ao processo de regularização fundiária e obter informações relevantes para o desenvolvimento das ações.

A Coordenadora da comissão de Territórios Tradicionais do ITERMA, destaca a importância da realização do levantamento e cadastramento nas comunidades quilombolas. “Essa atividade é passo fundamental para a busca pela regularização fundiária, uma iniciativa que é para garantir a justiça territorial e o reconhecimento dos direitos das comunidades quilombolas”, disse.