Representantes de comunidades quilombolas recebem capacitação sobre Sistema SiCARF

Acessar fotos
13/04/2023

O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) realizou, nesta quinta-feira (13), uma capacitação sobre o Sistema de Cadastro e Regularização Fundiária – SiCARF para representantes, gestores e lideranças de comunidades quilombolas de municípios do Território Litoral Ocidental maranhense.

O SiCARF foi criado e definido como sistema eletrônico de âmbito estadual voltado para o gerenciamento de informações de regularização fundiária de todo o Maranhão, garantindo ampliação do acesso, eficiência e a transparência nas solicitações nos serviços fundiários, usando a tecnologia como aliada para proporcionar segurança jurídica ao público-alvo do Iterma.

A coordenadora da comissão de gestão SiCARF, Thaciana Ximenes, explicou que os capacitados receberam orientações que vão desde noções de informática básica até a utilização do sistema.

“Essa ferramenta veio para facilitar a efetivação dos processos de regularização, permitindo que qualquer pessoa, não apenas das comunidades tradicionais, possam dar início ao trâmite processual e acompanhá-lo de qualquer lugar, sem a necessidade de deslocamento. Sabemos das dificuldades de algumas localidades em realizar esse tipo de procedimento e do acesso a plataforma, mas a capacitação foi pensada para solucionar dúvidas que vão de informática básica até a compreensão total dos passos a serem seguidos pelos interessados”, destacou a coordenadora.

José Maria Mafra Pinheiro, gestor de Igualdade Racial de Cururupu e presidente do Fórum de Gestores da Rota Quilombola no Litoral Ocidental falou sobre a importância do evento. “Desde o ano passado dialogamos sobre a necessidade desse momento e agora fomos contemplados pelo Iterma com um treinamento que vai ajudar não só a minha comunidade, mas tantas outras nos municípios vizinhos. Espero que essa parceria se perpetue e o Instituto continue de portas abertas para as comunidades quilombolas”, disse.